03/02/2011 - Para Sandra Turchi, PMEs vão aumentar presença na internet em 2011

Especialista em marketing digital e e-commerce, diretora de marketing da Boa Vista Serviços (que administra o SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito) e coordenadora do curso de estratégias de marketing digital da ESPM, Sandra Turchi acredita que em 2011 o setor vai manter o ritmo de crescimento registrado no ano passado, com destaque para a participação das pequenas e médias empresas. Acompanhe abaixo as oportunidades que ela destaca.
1. O que você como profissional da área espera para o ano em termos de marketing digital?
Acredito que continuaremos com um crescimento similar ao que temos tido em todas as áreas do mkt digital, algo em torno de 30%, tanto para o numero de usuarios, como para as vendas online. A classe C continuará puxando esses numeros com a sua entrada, pois ainda há muito espaço para inclusão digital nesse pais. Percebemos muito isso quando saímos das grandes capitais como SP, pois em diversas cidades brasileiras a qualidade de acesso ainda é muito ruim. O governo deverá investir mais nessa inclusão, principalemente através da ampliação de mais banda larga.
Falando em termos de ações de mkt digital, cada vez mais as empresas estão demandando ações de ecommerce e mobile mkt. No primeiro caso vejo que haverá maior inserção de pequenas e médias empresas e o aumento e consolidação da operaçao de compras coletivas, que ainda precisa melhorar para reduzir o número de queixas dos consumidores. No caso de mobile, continuará crescendo o desenvolvimento de aplicativos, principalmente agora que o Ipad está sendo comercializado no país, bem como o uso de mecanismos de geolocalização. Os games sociais também tendem a crescer pois as pessoas aderiram definitivamente ao mundo dos games.
2. Na sua avaliação, no que as empresas precisam ficar de olho em termos de oportunidades na área?
Os fornecedores de soluções e agências devem ficar de olho nessas tendências apontadas para que possam oferecer soluções cada vez mais adequadas ao mercado, mas não apenas para as grandes empresas, pois como disse, as MPEs estão cada vez mais atentas as oportunidades no mundo digital e quem souber como atendê-las, com certeza terá muito trabalho pela frente.

Fonte: Marketing Digital/ e-Commerce


Voltar